PCA - Programa de Conservação Auditiva

O Programa de Conservação Auditiva, também conhecido como PCA, é um conjunto de medidas que tem como objetivo prevenir a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais.

O objetivo do PCA é garantir a saúde auditiva dos trabalhadores expostos a altos níveis de pressão sonora, evitando assim a surdez induzidas por ruídos ou agentes nocivos.

Esse deve ser um processo contínuo e eficaz de implantação de rotinas dentro das empresas, no qual, onde houver o risco para a audição do trabalhador existirá a necessidade de implantação do PCA. O ruído associado a agentes químicos, radiações ionizantes, frio/calor/vibração e alguns tipos de acidentes são agentes ocupacionais que pode levar as perdas auditivas.

Portanto, o PCA é considerado um conjunto de medidas coordenadas que objetiva prevenir a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, sendo que, obrigatoriamente ele deve permanecer integrado com o PCMSO e o PPRA. dessa forma, sempre que houver o risco para a audição do trabalhador é necessária a implantação do PCA.

O documento que explana sobre o PCA encontra-se em acordo com a Portaria Nº 19, de 9 de Abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego, no qual determina a obrigatoriedade da implementação do PCA em todo ambiente de trabalho que possua Níveis de Pressão Sonora Elevados.

O PCA deve ser realizado como uma parceria de equipe multiprofissional, no qual são necessárias medidas de engenharia, medicina, fonoaudiologia, treinamento e administração.

SOLICITE SUA PROPOSTA COMERCIAL

Caso prefira, entre com contato via Whatsapp e tire suas dúvidas:

Atendimento WhatsApp